O desemprego tende a ser visto como um acontecimento negativo e prejudicial na vida do trabalhador e, na medida em que há a cessação de um vínculo contratual, há lugar ao pagamento do seguro-desemprego como cumprimento dos seus direitos ao abrigo da legislação laboral em vigor.

Face ao cenário atual de recessão econômica mundial, confira abaixo seis sugestões para usar o seguro-desemprego para sair da crise!

  1. 1. Aproveite para quitar débitos

Se você tem contas pendentes, o seguro-desemprego é um excelente recurso para colocar um ponto final nas dívidas. Liste todas os débitos e priorize o pagamento daqueles que estão mais atrasados ou de menor valor, de modo a poder realizar um planejamento financeiro com vista à amortização total das dívidas em questão.

  1. Atualize-se!

Se o desemprego tem um ponto positivo, esse ponto é o tempo livre que você tem para se dedicar à atualização profissional. Nessa lógica, aproveite para fazer uma reciclagem de conhecimentos com a realização de cursos, workshops e outras ações de formação usando parte do valor recebido através do seguro-desemprego.

  1. Pague contas que ainda vão vencer

Adiante as contas que ainda não venceram e às quais você tem acesso – como sejam carnês de condomínio, por exemplo – usando parte do valor recebido do seguro-desemprego, que fará com que você assegure, tanto quanto possível, o cumprimento dos gastos fixos do próximo(s) mês(es) sem tanta preocupação. 

  1. Invista no seu próprio negócio

Outra forma de aproveitar o seguro-desemprego para sair da crise respeita à utilização de parte desse capital como fundo para abertura do seu próprio negócio. Com efeito, esse é um empreendimento mais desafiante e ousado, pelo que o valor do seguro-desemprego serve somente como “chute inicial” ou complemento a uma poupança que já venha sendo realizada para esse efeito.

  1. Faça um upgrade na sua imagem

Desengane-se quem pensa que a imagem é menos importante do que o currículo e competências profissionais. Efetivamente, sua aparência contribui – e muito! – para aumentar as chances de abraçar um novo desafio profissional, por isso uma das saídas da crise com relação ao seguro-desemprego é usa-lo na melhoria da sua imagem (novo corte de cabelo, renovação do guarda-roupa, entre outros) para incrementar suas oportunidades de carreira!

  1. Poupe!

Caso você não possua débitos ou compromissos financeiros relevantes, utilizar o dinheiro do seguro-desemprego para fazer uma poupança também contribui para que, em caso de crise, você tenha uma reserva monetária à qual possa recorrer.

[RICH_REVIEWS_SNIPPET category="page"]

O que você achou deste artigo? Sua avaliação é muito importante para nós!
Por favor, atribua uma nota:
[RICH_REVIEWS_FORM]