Principais dúvidas sobre seguro-desemprego
Imagem: ubaitaba.com

É comum que possam surgir dúvidas na hora de pedir seu seguro-desemprego ou até mesmo quando está recebendo o benefício. Veja aqui as principais dúvidas sobre o assunto e saiba como encontrar a resposta certa.

Receber o seguro-desemprego é garantir uma forma de passar por uma situação complicada e ir pagando as contas até conseguir outro emprego. Mas isso pode gerar muitas dúvidas e é importante entender melhor sobre o assunto para que este processo fique bem mais simples quando precisar. Veja só:

Quem tem direito ao seguro-desemprego?

  • Para ter direito ao seguro-desemprego, você deve:
  • Não ter perdido o emprego por justa causa;
  • Estiver desempregado;
  • Ter recebido salário por 6 meses consecutivos antes da demissão;
  • Não estiver recebendo salários de outros benefícios.

Qual o prazo pra solicitar o seguro desemprego?

Você tem do 7º ao 120º dia após sua demissão para solicitar este benefício.

Como saber a quantidade de parcelas de seguro-desemprego que tenho direito?

Se trabalhou de seis a onze meses no lugar, receberá três parcelas. Caso tenha trabalhado de doze a 23 meses, receberá quatro parcelas e se foi a partir de 24 meses, receberá cinco parcelas.

Onde e como peço meu seguro-desemprego?

Você deve ir ao MTE, SRTE, SINE ou outros locais permitidos de sua cidade com os seguintes documentos:

  • Comunicado de Dispensa;
  • Termo de rescisão de contrato de trabalho;
  • Carteira de trabalho;
  • Carteira de identidade, CNH, passaporte, certidão de nascimento ou outro documento válido para sua identificação;
  • Comprovante do PIS/PASEP;
  • CPF;
  • Extrato do FGTS.

Mesmo assim, vale a pena se informar se não é necessário algum documento a mais conforme o local.

Se eu pedi demissão tenho direito ao seguro-desemprego?

Não, se você pede demissão pede direito ao benefício, que só vale para quem for demitido e sem justa causa, além de ter que cumprir os demais itens já citados acima.

Como recebo meu seguro-desemprego?

Você pode receber seu seguro nos caixas eletrônicos da Caixa com seu cartão cidadão, nos caixas ou então nas agências lotéricas.

Se eu receber seguro-desemprego e conseguir outro trabalho, posso continuar tendo direito ao benefício?

Não. A partir do momento em que começa a trabalhar em outro lugar, a empresa já deve comunicar o Ministério do Trabalho e você deixa de receber o valor por já ter um salário fixo a partir de então. Caso venha a pegar este valor de forma irregular, terá que devolvê-lo depois.

Se eu já recebo auxílio-doença, posso receber o seguro-desemprego junto?

Não. Como dito acima, se você já recebe outro tipo de benefício, não tem direito ao seguro, já que a lei proíbe que se receba mais de um benefício previdenciário cumulativamente.

Estas são apenas as principais dúvidas em relação ao seguro-desemprego, então você pode entender melhor sobre este benefício e saber como funciona este direito.

Vale dizer que algumas coisas podem mudar conforme a região e que a qualquer momento as exigências também se alteram, então fique de olho sempre nas atualizações sobre o assunto.

E você, quais as dúvidas que tem sobre este benefício?

[RICH_REVIEWS_SNIPPET category="page"]

O que você achou deste artigo? Sua avaliação é muito importante para nós!
Por favor, atribua uma nota:
[RICH_REVIEWS_FORM]

33 comentários para “Principais dúvidas sobre seguro-desemprego

  1. oi minha carteira foi assinada pela primeira vez em 1/08/2014 e vou recebe o aviso 15/01/2015 e dia 16 /02/2015 der a baixa na carteira de trabalho tenho direito ao seguro desemprego?

  2. boa tarde fui mandada emora da empresa ta tudo certo mais o valor das minhas parcelas eu acho que nao estao certas.porque foi 4 parcelas de 883,73 mais o meu salario na carteira era 1,150,000 e eu trabalhei 1 ano e 10 meses espero uma resposta obrigado.

  3. dei a entrada no seguro desemprego e acho que o valor esta muito baixo devido os meus salarios fui dar a entrada no pat da minha cidade e a funxcionaria de la disse que era esse valor mesmo o que devo fazer

  4. Boa tarde,

    No ano de 2013 eu solicitei o seguro desemprego eram 5 parcelas e eu recebi apenas 4 devido a ter começado a trabalhar. A parcela 4 foi recebida no mês 05/2013. Em 11/2013 eu me desliguei da empresa e consegui receber a ultima parcela que “faltava” no caso a 5. Recebi no mês 01/2014. Em 02/2014 comecei a trabalhar e estou até a data de hoje 03/2015, porém a partir de 01/04/2015 cumprirei o aviso prévio trabalhado. Sendo assim a partir de maio posso dar entrada no seguro desemprego ??

    Desde já, obrigada !

  5. Gostaria de saber se tenho direito de acordo com a nova lei implantada. Pois tinha 8 meses de carteira sendo que meu serviço anterior a este era, de menor aprendiz com carteira assinada de um ano i foi consecutivo a saída do menor aprendiz para a empresa na qual fui demitida

  6. bom dia !
    preciso saber se tenho direito ao auxilio seguro desemprego trabalhei 6 meses com o aviso me demitiram , por favor preciso saber se tenho este direito .

  7. eu trabalhava em uma empresa fui mandado embora por justa causa e entrei em outra empresa e coloquei a empresa anterio na justiça ai depois bem antes do processo sair da empresa atual trabalhei apenas 45 dias ai chegou o dia da audiencia reverti quero saber tou com ata judicial tenho direito ao seguro desenprego hoje tou desenpregado e no total trabahei dois anos e um mestem direito do seguro quem pode me informa agradeço desde ja

  8. Bom dia. Trabalhei em uma empresa de 01 de abril de 2014 e fui demitido em 28 de dezembro de 2014, só que em 08 de janeiro de 2015 entrei em outro emprego e como já tinha começado a trabalhar eu não dei entrada no seguro desemprego, pois não havia necessidade uma vez que já estava empregado. No dia 14 de abril de 2015 pedi pra sair e logo no dia 15 de abril de 2015 já comecei em outro. A 10 dias atrás a empresa me comunicou que não tem interesse de continuar comigo dando termino de contrato em 13 de julho de 2015. Eu consigo dar entrada no seguro desemprego ajuntando o anterior?

    Obrigado.

    Rafael.

  9. recebi seguro desemprego em 2009 e 2012,estou trabalhando a 14 meses na empresa e vao me mandar embora,tenho direito a receber seguro desemprego com 14 meses ??
    muito obrigado

  10. Minha dúvida é:
    Trabalhei por seis meses em uma empresa e pedi demissão para trabalhar em outra empresa, onde trabalhei por 1 mês e fui demitida.
    Gostaria de saber se tenho direito a receber seguro desemprego, já que seria a 3º vez que solicitaria o beneficio e trabalhei seis meses durante o ano, recendo 6 salários consecutivos, como é exigido atualmente.
    Grata.

  11. Esta impossível agendar para dar entrada no seguro desemprego. A culpa não é nossa, e sim deste sistema pífio que não funciona, verdadeiro desrespeito. Gostaria de saber se vou recebe-lo retroativo quando conseguir? Ex.. Fui demitido em julho, ou seja, por bom senso receberia as parcelas em agosto, setembro, outubro e novembro. Que acontece se so conseguir agendar la pra setembro ou outubro? E uma vez que dado a entrada, qual o prazo para retirada?

  12. Boa noite.

    Há duas semanas eu saí do meu emprego, no qual estou com 4 meses de registro, porem, no emprego anterior eu fique 9 meses e não dei entrada no seguro porque já iria começar a trabalhar.
    A minha duvida é:
    Posso somar os dois registros e dar entrada no seguro desemprego?

  13. 02 meses para receber minha indenização por meio da justiça, tiver uma surpresa ao dar entrada no seguro desemprego, consta que sou sócio de uma empresa aberta em 2007. Mostra uma mensagem (TRIAGEM/CNIS). Eu já não lembrava mais, entrei com meu irmão em uma firma de representação comercial só para efeitos de LTDA, minha cota na sociedade e 1%. Essa empresa ficou sem movimentação e foi baixa pela Receita Federal por omissão CONTUMAZ. se ela ta baixada nao teve receita. Então não tenho renda. Alguém já passou por esse problema???? tenho direito???

  14. Estava desempregado e recebendo seguro desemprego, e faltando apenas a ultima parcela que cairia agora dia 22 de dezembro arrumei um emprego. Realizei a entrevista e o exame admissional na segunda-feira, e na terça comecei a trabalhar. Porem não me adaptei com a empresa e no primeiro dia de trabalho me falaram sobre descontos entre outras taxas que não foram faladas no momento da entrevista! Não assinei o contrato ainda e gostaria de saber se eu sair da empresa sem assinar o contrato ainda consigo pegar a ultima parcela do seguro?

  15. Olá, nunca recebi seguro desemprego, meu primeiro registro foi em 01/09/2014 e pedi demissão em 12/12/2014, logo apos meu outro registro foi em 20/03/2015 e fui demitido em 22/12/2015 tenho direito a seguro desemprego? Pelas minhas contas deu 12 meses nos últimos 18.

  16. Pessoal trabalhei quase 06 anos em uma empresa eles me mandaram embora e em seguida fui registrado em outra,passei 03 meses,tenho direito a receber o seguro já que não recebi da outra?

  17. Eu queeia saber. Sobre o seguro dia 20-01- 2015 recebi a última parcela do seguro desemprego comecei a trabalhar dia _11-08-2015 e fui dispensado dia 02-03-22016.queria saber se tenho direito pois essa e minha terceira vez que dou entrada no seguro. Etrablhei seis meses

  18. Boa tarde, seguinte recebo o seguro dia 18/07 e provavelmente a empresa que eu vou trabalhar vai assinar minha carteira dia 18/07.. pois estou fazendo as papeladas e vou ainda fazer o exame adimissional. Sera que eu pego a ultima parcela ainda ? Desde ja obrigada

  19. Tira minha duvida.
    Uma vez foi dado baixa em minha carteira recebi os papéis para da entrada no seguro, porém não dei pois arrumei rápido outro emprego… nesse emprego que estou agora, so terei direito com 12 ou 18 meses.

  20. Fui desligada dia 24/07/2016 de uma empresa, porém até hoje não foi feita minha homologação. Dia 08/08/16 começo a trabalhar numa nova empresa. Consigo receber pelo menos uma parcela do seguro desemprego, uma vez que já tenho um mês desempregada?

  21. Oi fui demitida 16/04/2012 dei entrado no meu seguro 3 messes depois… e no mesmo ano em 03/09/2012 minha carteira foi assinada e sai no dia 03/03/2015
    tenho direito ao seguro?

  22. A quarta parcela do meu seguro estava programada para dia 03/10 e ainda não caiu na minha conta poupança. As parcelas que recebi caíram normalmente. Hoje já é dia 05. Será que não caiu ainda por causa da greve dos bancos?
    Alguém pode me tirar essa dúvida?

  23. Trabalhei em uma empresa por 4 anos e 5 meses, porem quando fui demitido, recebi o FGTS, ai dei entrada no Seguro desemprego tive direito a 5 parcelas, porem não fui receber por motivo de viagem, passei 4 meses desempregado, sair da empresa em 03/2012 e entrei na outra em Julho/2012, como faço para sacar o seguro desemprego dos meses que fiquei desempregado.

  24. olá

    trabalhei por 8 anos direto numa organização, fui demitida em abril de 2016, saquei meu fgts e dei entrada no seguro, quando estava com 15 dias que dei entrada, fui chamada contratada pra uma empresa de serviços temporarios para 6 meses, então nãos saquei meu seguro, agora em dezembro vou ser demitida devido a finalização do contrato, vou poder sacar meu seguro agora? vou dar entrada novamente e vou ter direito? na minha vida de trabalhadora (17 anos) ao todo, nunca saquei seguro, não tinha precisado, porém agora o mercado de trabalho está difícil.

Deixe seu comentário: