Com a grande competitividade do mercado, as pessoas que querem começar a fazer parte deste meio ou que buscam uma recolocação, devem estar atentas a estas dicas para recolocação no mercado de trabalho. Afinal, quem não está preparado, possui chances mínimas de conseguir algum lugar em sua carreira profissional.

www.FreeDigitalPhotos.net

 

1 – Esteja presente em seu meio de trabalho 

Estar presente em seu meio de trabalho é essencial para se firmar em sua área: ir a eventos, palestras, feiras, ou qualquer ocasião que esteja relacionada ao seu meio de trabalho é uma chance de conseguir melhores colocações no mercado, pois poderá fazer contatos e estar atualizados com as novidades deste mercado.

2 – Divulgue seu currículo

Divulgação é a alma de qualquer negócio, então se busca conseguir um bom emprego, o ideal é que possa divulgar seu currículo.

Procure o maior número de sites confiáveis para deixar seu portfólio. O Linkedin, por exemplo, é uma ótima forma de divulgar o seu trabalho também e muitas pessoas já receberam propostas de trabalho pelo seu perfil.

3 – Mantenha seus contatos (e faça novos)

É o famoso networking…Você deve manter aqueles contatos de ex-empregos, faculdades, cursos, etc. e também criar novos elos profissionais a fim de ser indicado para uma boa vaga.

Atualmente, muitas empresas só contratam profissionais com indicação de outros funcionários. Isso é uma forma de trabalhar com pessoas mais responsáveis e confiáveis, ou seja, com uma probabilidade menor de ter problemas.

 

4 – Esteja preparado para fazer uma entrevista

Não adianta ter uma ampla rede de contatos, conhecer o mercado e enviar seu currículo se quando te chamam para uma entrevista de trabalho você não alcança um bom desempenho.

Lembre-se das regras básicas para uma boa entrevista: se vista de forma adequada, seja pontual, responda a todas as perguntas do entrevistador de maneira confiante e não minta em nenhum momento. Procure sempre demonstrar tranquilidade e jamais mostre que está desesperado por uma vaga de emprego, pois isso diminuirá suas chances de recolocação no mercado de trabalho.

5 – Tenha um foco

Quando as pessoas estão buscando uma recolocação no mercado, muitas vezes,  tendem a “atirar para todos os lados” e não se focam em alguma área ou profissão. Isso não é bom, pois acaba passando a ideia de um profissional que não sabe o que quer e que “qualquer coisa serve”.

Ao invés de agir desta forma, procure se especializar em sua área o máximo possível e demonstre como pode se destacar e conseguir uma qualificação de acordo com os seus objetivos profissionais.

6 – Não abandone sua vida pessoal

Mesmo estando focado em conseguir uma recolocação profissional, não deixe que esta situação afete sua vida pessoal. Isso não é bom por diversos motivos.

Em primeiro lugar está sua saúde, pois somente pessoas saudáveis são capazes de trabalhar bem. Além disso, seu psicológico deve estar preparado para qualquer entrevista eventual que possa surgir, de maneira com que você se sinta confiável na entrevista, mostrando que é uma pessoa centrada emocionalmente.

7 – Saiba destacar suas qualidades

Não adianta você saber que é bom em alguma coisa: deve mostrar e tentar convencer as pessoas que é bom no que trabalha. Isso ajudará tanto em uma entrevista como em uma possível indicação para uma vaga de emprego.

Tome cuidado apenas para não passar um perfil de pessoa que sabe tudo, parecendo esnobe, pois as empresas não gostam deste perfil de funcionário. Seja você mesmo e utilize suas qualidades próprias para convencer as pessoas.

Comece a praticar estas dicas para recolocação no mercado de trabalho e veja como as chances de conseguir um bom emprego serão muito maiores. Afinal, sem sempre o problema está com o seu currículo, mas sim na forma como o divulga.

8- Faça atualização dos seus conhecimentos e busque aprofundá-los

O mercado de trabalho, seja qual for, exige atualização, qualificação. Procure fazer cursos ou ler livros e apostilas sobre a sua área para se atualizar acerca das novidades do momento. Hoje em dia, a internet oferece uma variedade de cursos online que podem ajudá-lo neste momento, além disso, você consegue um certificado que melhora ainda mais o seu currículo. Muitos desses cursos são de graça. Vale a pena conferir!

 

[RICH_REVIEWS_SNIPPET category="page"]

O que você achou deste artigo? Sua avaliação é muito importante para nós!
Por favor, atribua uma nota:
[RICH_REVIEWS_FORM]

Deixe seu comentário: