Descubra quem tem direito ao seguro desemprego e garanta já o seuSer demitido é um desafio que quase todas as pessoas encaram em alguma hora de sua vida, e por isto o seguro desemprego desempenha um papel fundamental para a preparação do trabalhador para outros trabalhos. Mas para que você tenha direito a este benefício, é necessário cumprir com alguns requisitos. Saiba quais são a seguir e veja como garantir este recurso de forma simples e efetiva.

Algumas informações sobre quem tem direito ao seguro desemprego

A primeira coisa a se ter em mente é que todo o trabalhador que tem direito ao seguro desemprego e anteriormente podia recebê-lo depois de seis meses de trabalho agora precisa de pelo menos 18 meses de acordo com a nova lei. Além disto, é necessário que a pessoa seja demitida sem justa causa, tenha o seu contrato suspenso por participar de cursos ou qualificações profissionais oferecidas pelo empregador. Pescadores em período de pesca proibida e trabalhadores resgatados de condições escravistas também podem requerer este recurso.

Também é preciso que o trabalhador não esteja recebendo um benefício previdenciário de prestação continuada, exceto auxílio acidente ou pensão por morte, e não possua renda própria de qualquer natureza, que seja suficiente para a manutenção de sua família.

Há ainda a condição de a pessoa ter sido empregada de pessoa jurídica ou física equiparada a jurídica, por uma quantidade de meses nos últimos 36 meses. A partir daí a quantidade de meses e salários vão depender da vez e da solicitação do benefício.

Outros detalhes importantes

Uma vez enquadrado nestas categorias, você já pode recorrer a este benefício, portando os documentos necessários e nos locais certos para isto. Tenha em mãos a sua identidade, carteira de trabalho e número do PIS∕PASEP, CPF, termo de rescisão de trabalho e requerimento de seguro, juntamente com a certidão de nascimento, os dois últimos contracheques e comprovante de FGTS. Depois basta ir até uma delegacia regional do trabalho, no sistema nacional de emprego ou em agências credenciadas da Caixa.

Fique atento aos prazos pré-estabelecidos para a retirada de seu benefício (normalmente do sétimo ao centésimo vigésimo dia, salvo exceções) e no caso de retirar por uma segunda vez, é preciso trabalhar por pelo menos 12 meses com carteira assinada no mesmo emprego. Tenha consciência de seus direitos e se tiver alguma dúvida sobre eles recorra aos órgãos reguladores de trabalho no país. Leia com atenção todos os seus documentos e não deixe de lutar pelo que é seu.

Garanta já seu seguro desemprego!

Diante destas informações e dicas é possível saber de todos os detalhes que envolvem a questão de seu seguro desemprego e requerê-lo de maneira simples e eficiente. Mesmo que você seja demitido de seu emprego atual, o importante é não desanimar, receber o seu benefício enquadrando-se nos aspectos acima e voltar ao mercado de trabalho com perspectivas de crescimento otimistas. Assim será possível seguir em frente e consolidar sua trajetória profissional com sucesso, mesmo que às vezes tenha que mudar de trabalho e ir atrás de novos desafios.

[RICH_REVIEWS_SNIPPET category="page"]

O que você achou deste artigo? Sua avaliação é muito importante para nós!
Por favor, atribua uma nota:
[RICH_REVIEWS_FORM]

4 comentários para “Descubra quem tem direito ao seguro desemprego e garanta já o seu

  1. boa noite ,
    eu dei entrada no seguro desemprego no dia 27 de março , pois tinha 11 meses ,fui negada mas como a lei do governo foi assinada dia 17 de junho pelo que eu pude ver quem deu entrada e foi negada pode dar entrada de novo, gostaria de saber se isso é verdade pois preciso muito desse dinheiro mas ninguém do sine me dar uma resposta convincente.
    fui demitida sem justa causa no dia 03 de março de 2015.
    quero saber se posso correr atras do meu seguro desemprego de novo porque pelo o que eu li sobre essa nova regra eu tenho direito , do decreto 665. por favor me der a resposta !

  2. Tenho uma duvida sera q vcs podem me ajuda meu primeiro emprego foi em 2008 pedi conta em 2013 nesse caso nao pego serto ,eu trabalhei numa empresa 9 meses sendo q eu comecei em novembro d 2014 essa lei começo em 2015 fui mandado enbora dia 17/08/2015 essa lei serve pra mim msm eu sendo da gestao antiga ,sera q eu pego alguma coisa ? Podem me ajuda….

  3. Olá gostaria que tirassem uma dúvida ,fui demitida dia 22 de outubro ,recebi o papel para ter direito ao seguro, nunca peguei o beneficio,dentro do prazo dos 120 dias se eu pegar um trabalho temporário cpts ainda tenho dinheiro de dar entrada no seguro ??

  4. Boa tarde. Fui demitido em no final de agosto de 2015 após trabalhar na empresa durante 30 meses. Não solicitado e seguro desemprego, pois em setembro de 2015 comecei a trabalhar em outra empresa. Fechei agora em fevereiro 5 meses de empresa e a mesma está em uma situação de encerramento das atividades. Minha dúvida é: tenho direito ao seguro desemprego? Quantas parcelas? Como faço pra ver valores?

Deixe seu comentário: