enviar currículo por e-mailA tecnologia está sendo usada de maneira sempre mais constante pela maioria das pessoas, não apenas como forma de comunicação e entretenimento, mas também para buscar novas formas de colocação profissional. Porém isso exige cuidados, como os relacionados a como enviar currículo por e-mail.

Veja dicas importantes para garantir que este envio seja feito corretamente!

Importância currículo bem elaborado para emprego

O currículo consiste no meio mais importante para avaliação de uma pessoa que deseja se candidatar para uma vaga de emprego porque informa de maneira prática e objetiva os dados e capacitações que determinado profissional possui.

Em virtude das variadas informações que contém, esse documento é a grande ferramenta para que um candidato consiga a vaga de emprego desejada e por isso deve ser muito bem elaborado, além de precisar de cuidados especiais ao ser enviado por diferentes maneiras, como através do e-mail. 

Orientações para enviar currículo por e-mail

A presença cada vez mais constante de computadores e da utilização da internet na vida das pessoas faz com que documentos importantes sejam enviados por e-mail e não mais colocados no correio ou entregues pessoalmente.

Mas mesmo por meio do correio eletrônico é preciso que tenha uma série de cuidados porque o envio inadequado pode reduzir, ou até mesmo eliminar, suas chances em uma vaga de emprego, pois é alvo de análise pelos avaliadores.

Em primeiro lugar, o seu e-mail para mandar um currículo relacionado a um processo de seleção, ou ainda ao simples desejo de informar a sua pretensão para trabalhar em certa empresa, não deve usar textos padrões falando simplesmente que envia o currículo em anexo.

Esta ação por si só já faz com que você seja eliminado sem nem mesmo ter o seu currículo lido, sendo preciso neste caso fazer no corpo do e-mail um texto introdutório com um pequeno resumo de suas qualificações e experiências que tenha tamanho pequeno, português correto e atrativo para quem o ler.

Além disso, neste resumo é preciso colocar de forma bem assertiva as possibilidades de uso das suas experiências e qualificações profissionais para a evolução da empresa e ainda as formas concretas e os motivos que o fazem querer entrar nesta organização específica.

Antes da criação deste resumo, verifique as características e exigências relacionadas com a vaga de emprego pretendida por você porque com isso haverá no texto a ser feito informações que se encaixam com o perfil de profissional desejado pela empresa, como a realização de um intercâmbio caso exija inglês com fluência.

A saudação deve ser feita de maneira nominal para quem você deve enviar o currículo, mas caso não saiba o nome dele, envie o mesmo direcionado para sua equipe de maneira geral ou ainda para a empresa de maneira genérica, mas nunca coloque a expressão “À quem possa interessar” porque será deletado.

No primeiro parágrafo do texto em si de seu e-mail, coloque de maneira bem clara e rápida apenas o tipo de vaga ou cargo para o qual está se candidatando, bem como a forma pela qual ficou sabendo da disponibilidade desta oferta de trabalho.

Depois deste resumo é interessante colocar os principais tópicos presentes no currículo que poderão ser encontrados, indicando que seus detalhes podem ser conferidos no documento que está anexado, o qual deve ser preferencialmente em PDF, porque com isso pode ser acessado por qualquer modalidade de sistema operacional.

E, para finalizar o e-mail, é interessante fazer uma propaganda de você mesmo falando das características que o tornam ideal para a vaga de emprego ofertada e, em seguida, se coloque à disposição para conversas mais detalhadas pela via virtual ou ainda de maneira presencial.

Para fechar de forma adequada, agradeça a atenção e se despeça com expressões como “Até Breve”, “Cordialmente” ou ainda “Atenciosamente”, sem aquelas frases clichês grandes comuns em comunicações oficiais que são desnecessárias.

Ao final, adicione seu nome completo, bem como as formas de contato com você, mas apenas as que a empresa interessada pode encontrá-lo na maior parte do tempo. Em seguida, coloque o currículo logo depois do texto do e-mail ou ainda como anexo.

Desta forma, tomando os cuidados informações em relação a como enviar currículo por e-mail, as chances de que isto ocorra de maneira adequada são muito maiores, potencializando as informações de sua formação profissional para ter um novo emprego em pouco tempo.

[RICH_REVIEWS_SNIPPET category="page"]

O que você achou deste artigo? Sua avaliação é muito importante para nós!
Por favor, atribua uma nota:
[RICH_REVIEWS_FORM]

Deixe seu comentário: