perguntas-entrevista-de-empregoAs pessoas que estão nos mais variados momentos de sua carreira passam por processos seletivos para um novo posto de trabalho e precisam neste caso de conhecer as principais perguntas feitas em entrevista de emprego. 

A entrevista de emprego consiste em um dos passos que integram a escolha de novos candidatos para empresas e organizações, que deve ter uma grande atenção não apenas para a aparência geral, os gestos e formas de falar, mas também com os questionamentos feitos, os quais possuem alguns pontos comuns, como vamos mostrar em seguida neste artigo.

Sendo assim, se você está preparado para as perguntas certas, suas chances de conseguir a vaga aumentam muito. Já se for pego de surpresa, pode ser que gagueje e não saiba o que falar.

Que tal então conhecer algumas perguntas comuns neste momento e ir se preparando para a tão sonhada vaga de emprego? 

Saiba como são as principais perguntas feitas em entrevista de emprego

Veja abaixo as perguntas mais feitas em uma entrevista e esteja preparado para responde-las da melhor forma:

1) Por que escolheu esta carreira: o uso desta pergunta é muito comum logo no início da entrevista, tendo como pretensão conseguir entender o que levou o candidato a entrar em determinado ramo profissional.

Nesse caso, é essencial ser sincero, apresentando com mais detalhes o seu caminho enquanto profissional até chegar no momento em que se encontra com relação aos interesses de trabalho e ainda o seu processo de formação acadêmica.

2) Experiências profissionais anteriores: esta pergunta tem a clara intenção de verificar as informações que foram colocadas no currículo enviado no início do processo de seleção. Para isso, a pessoa deve contar suas passagens por empresas e cargos anteriores, mas com ênfase nos últimos 5 anos de sua atuação enquanto profissional.

3) Por que o trabalho nesta empresa é importante para você: com este questionamento os entrevistadores buscam conhecer o real interesse e perspectiva da pessoa com relação ao possível novo emprego e ainda conseguem verificar a sua adequação com a cultura e atuação da organização específica.

4) Como você se mantém informado: o uso desta pergunta, que pode não ter muita relevância, é de fundamental importância em uma entrevista de emprego pelo fato de que com isso vai ser possível conferir o interesse do candidato em sua área de atuação específica. 

Caso você pretenda dar como exemplo o uso de algum canal de comunicação em qualquer tipo de meio – escrita, rádio, impressa ou na internet –, tenha em mente reportagens relacionadas à sua área divulgadas no mesmo para mencionar aos entrevistadores.

5) Motivações para mudar vida profissional: este tipo de questão surge geralmente depois que você já falou sobre a sua evolução profissional na carreira, sendo que o grande objetivo neste caso consiste nos recrutadores compreenderem o que motivou cada mudança de trabalho feita pelo candidato. 

Com relação a esta questão é preciso informar de maneira específica o que ocorreu para que você saísse do seu emprego anterior, como uma oferta de trabalho melhor, desejo de trabalhar em coisas diferentes, e não mencionar apenas o dinheiro como o alvo de suas mudanças.

6) Resultados nos cargos que ocupou: neste ponto da entrevista é preciso que o candidato informe as ações e melhorias que conseguiu, bem como os projetos que participou enquanto profissional nos empregos anteriores. 

Além de listar as realizações obtidas, é interessante que se consiga quantificar seus resultados alcançados de acordo com as possibilidades de cada área de atuação específica.

7) Principais desafios enfrentados: este tipo de pergunta quer também conhecer as atitudes e comportamentos do profissional, sendo preciso informar as situações mais desafiadoras pelas quais já passou e como resolveu cada uma, precisando mostrar competência e habilidades que chamem a atenção dos entrevistadores. 

Estas são apenas algumas das perguntas que podem surgir durante um processo de entrevista de emprego, sendo que as mesmas variam em função dos objetivos de cada empresa e também conforme a área de atuação. 

Portanto, através do conhecimento mostrado por meio das principais perguntas feitas em entrevista de emprego, você vai conseguir elaborar respostas convincentes e interessantes para se sair bem nesta etapa do processo seletivo e alcançar o sonhado trabalho.

[RICH_REVIEWS_SNIPPET category="page"]

O que você achou deste artigo? Sua avaliação é muito importante para nós!
Por favor, atribua uma nota:
[RICH_REVIEWS_FORM]

Deixe seu comentário: