6 aspectos de seu currículo que mais chamam a atenção do recrutadorEm meio a uma grande concorrência dentro do mercado de trabalho, para cada vaga que você se candidata, há vários outros que também estão concorrendo pelo mesmo emprego. E dentro deste contexto, os recrutadores não têm tempo de ler todas as informações de todo os currículos enviados, e por isto ele pega apenas as informações mais importantes de cada um.

Por isso, confira abaixo seis dos aspectos que mais chamam a atenção neste documento e aumentam suas chances para uma entrevista.

1 – Mantenha foco no presente

Um dos aspectos que mais chamam a atenção no seu currículo são as suas experiências profissionais, com ênfase em seus últimos empregos. Assim sendo, coloque preferencialmente seus últimos cinco anos de atuação, destacando o seu papel em cada um dos trabalhos e o período em que ficou neles. Não coloque fatores como o motivo de sua demissão, nem seja tendencioso atribuindo juízos de valor com respeito as empresas pelas quais passou. Estes detalhes farão toda a diferença para o seu sucesso.

2 – Dê atenção para a apresentação

A organização visual de um currículo é crucial para a sua aceitação por parte do recrutador. Para uma boa apresentação, é necessário apresentar um documento limpo, conciso e organizado, de forma que a sua leitura seja agradável e fácil. Escolha uma fonte de letras agradável, evite a todo o custo os erros de escrita e formate-o de uma maneira aceitável. Textos mal escritos também podem comprometer suas chances.

3 – Tenha nomes e referências de peso

Estudar e se aprimorar é obrigatório para quem quer ter um bom currículo e se destacar no mercado de trabalho. Mas se você conseguir estudar e trabalhar em instituições cujos nomes sejam de peso, as suas chances aumentarão muito e você terá destaque perante aos olhos do recrutador. Entretanto, se a sua experiência não trouxer consigo lugares conhecidos não se preocupe. Coloque dados que enalteçam estes locais, como boas referências de trabalho e também de ensino.

4 – Priorize a estabilidade profissional

Nenhum currículo que apresente uma grande rotatividade de empregos e funções é visto com bons olhos pelos recrutadores. Por isto, descarte as experiências profissionais em que você ficou menos tempo, e dê prioridade para as suas trajetórias mais sólidas e estáveis. Tenha em mente que alguns fatores como suas promoções, lacunas temporais em meio a seus empregos anteriores e outros itens semelhantes serão observados com atenção. Se for chamado para uma entrevista, esteja pronto para explicá-los.

5 – Seu endereço conta muito

Por mais que este seja um fator aparentemente irrelevante, se o seu endereço residencial for localizado perto do local que está oferecendo a vaga suas chances serão melhores. Isto é algo ainda mais importante quando você mora em grandes metrópoles, pois as pessoas de cidades vizinhas têm mais dificuldades em conseguir trabalho do que as que estão mais perto. Não deixe de dar atenção para este fator.

6 – Use palavras-chave

Se o recrutador realizar uma leitura dinâmica de seu documento, o uso de palavras-chave pode fazer toda a diferença. Usar alguns termos específicos em destaque, direcionados para destacar a sua experiência para a vaga em questão é algo determinante. Assim sendo, veja como empregar este tipo de recurso em seu documento, pois qualquer recrutador que o ler rapidamente vai notar este diferencial e assim dar um maior destaque para você.

Outras dicas e conselhos importantes

Na hora de elaborar o currículo, tenha consciência de que um recrutador não leva mais do que alguns segundos para ler o seu documento e tirar conclusões a respeito de suas capacidades profissionais. Deste modo, seja conciso em suas informações, evite colocar dados pessoais como número de documentos e fotos e procure destacar sempre os seus pontos fortes. Descarte informações desnecessárias para quem ler seus dados, e coloque somente aquilo que trará mais destaque para o crescimento de sua carreira.

Levando em consideração todos estes aspectos, deixe o seu currículo ideal para enfrentar a concorrência que o mercado de trabalho oferece. Prepare o seu documento de acordo com o que lhe for pedido, e não deixe de se preparar para a possibilidade de participar de uma entrevista de emprego. Assim, será mais fácil chamar a atenção dos recrutadores e construir seu sueco profissional.

[RICH_REVIEWS_SNIPPET category="page"]

O que você achou deste artigo? Sua avaliação é muito importante para nós!
Por favor, atribua uma nota:
[RICH_REVIEWS_FORM]

Deixe seu comentário: