5 maiores requisitos do seguro desempregoConheça aqui quais são os requisitos do seguro desemprego e aproveite esse benefício com sabedoria.

O seguro desemprego é oferecido a todos os trabalhadores sob certas circunstâncias, e sua meta principal é auxiliar temporariamente quem está desempregado e em busca de um novo trabalho. Assim sendo, saiba quais são os cinco maiores requisitos do seguro desemprego para ter direito a este recurso, de maneira que seja possível aproveita-lo em parcelas ou de forma continua e preparar-se para os novos desafios trabalhistas que vão vir.

Todos os requisitos do seguro desemprego

Saiba como não errar ao calcular o seguro desemprego, seguindo nossas dicas. 😉

1 – Enquadrar-se nos requisitos de demissão

Há alguns requisitos do seguro desemprego de demissão que garantem o seguro desemprego de forma automática. Se você for trabalhador formal e doméstico e for demitido sem justa causa o benefício está disponível, bem como se o seu contrato for rescindido por participação em curso ou programa de qualificação profissional que for oferecido pelo empregador. O mesmo vale para pescadores profissionais durante o período de defeso e pessoas resgatadas da condição de escravo.

2 – Ter os documentos necessários

Além de se enquadrar em um ou mais requisitos acima, também é necessário ter uma documentação específica para retirar o seu benefício. Esta é a identidade, a carteira de trabalho e previdência, o número do PIS∕PASEP, o requerimento de seguro desemprego, o termo de rescisão do contrato, os documentos dos depósitos do FGTS e o CPF. Com isto em mãos, solicite o seu seguro nos locais indicados para isto.

3 – Ir aos locais indicados para retirar seu benefício

Há apenas alguns locais em que é possível retirar o seu seguro desemprego, por isto fique atento. Estes são os postos de atendimento das Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego, os Postos do Sistema Nacional de Emprego e as agências credenciadas da Caixa Econômica Federal. Qualquer dúvida ligue para o posto ou banco mais próximo de você e informe-se a respeito.

4 – Avaliar as circunstâncias do beneficiário

Aproveite e veja quais são os principais erros cometidos em uma entrevista de emprego e fuja deles!

Este é outro aspecto de grande importância para o seu seguro trabalhista. Você só vai poder recebê-lo de forma direta e com a média do salário dos últimos três meses, exceto em alguns casos específicos.

Se o segurado falecer e o fato puder ser comprovado seus sucessores receberão o recurso. Se este sofre com alguma doença grave ou contagiosa, ou não estiver em condições de retirar o benefício, o mesmo ocorrerá. Em caso de ausência civil, as parcelas serão pagas por um curador designado. E se o beneficiário estiver preso, seu dinheiro será dado por meio de uma procuração.

5 – Ater-se aos prazos de pagamento

Por último dos requisitos do seguro desemprego, o beneficiário deve requerer o benefício do seguro desemprego tendo em vista alguns prazos. Para o trabalhador formal, é preciso requerê-lo entre o sétimo e o centésimo vigésimo dia da demissão. Já para a Bolsa Qualificação, o valor deve ser pego durante a suspensão do contrato de trabalho.

No caso do empregado doméstico, o prazo é do sétimo ao nonagésimo dia depois da dispensa. Para os pescadores profissionais o requerimento deve ser feito no defeso, em até 120 dias do início da proibição. E para o trabalhador resgatado, em até 90 dias a partir da data de seu resgate.

Valor do pagamento das parcelas

Se você quer chegar ao valor que poderá receber das parcelas do seguro desemprego, entenda que ela é calculada por meio da média dos salários que você recebeu nos últimos três meses antes de ser dispensado do trabalho. No caso do trabalhador doméstico, pescador artesanal e o trabalhador resgatado, a parcela será de 1 salário mínimo.

Vai pedir demissão? Conheça os seus direitos e deveres!

Vale saber que só pode receber as parcelas o próprio beneficiado, com exceção para alguns casos. Por exemplo, se o segurado faleceu, os sucessores receberão o pagamento das parcelas vencidas até a data de óbito, assim como também no caso do beneficiário for preso, onde as parcelas vencidas será pagas através de procuração, além de outros.

[RICH_REVIEWS_SNIPPET category="page"]

O que você achou deste artigo? Sua avaliação é muito importante para nós!
Por favor, atribua uma nota:
[RICH_REVIEWS_FORM]

4 comentários para “5 maiores requisitos do seguro desemprego

  1. Estou desempregada a quase 2 anos mim ajude a conseguir um emprego por favor…desde-ja agradeço sua atenção. Alcineide Lúcio da Silva

  2. trabalhei em varias empresas mas a maioria sai pedi as contas essa ultima passei 6 meses fui colocado pra fora sem justa causa quero saber se tenho direito

Deixe seu comentário: