10 principais erros em uma entrevista de empregoPrecisamos concordar que a entrevista de emprego é a parte que mais aterroriza quem pretende conseguir um bom serviço. E realmente, ela não é nada fácil, pois ficamos sobre pressão e, muitas vezes, não sabemos o que responder.

O importante é conseguir ir para a sua entrevista de emprego com tranquilidade, mas sabemos que isso é bem complicado.

Preparar-se também é uma boa alternativa. Ler sobre o cargo, pensar nas coisas que dirá também vale. Você pode, às vezes, não saber o que responder. Este não é um grande problema. No entanto, alguns erros jamais devem ser cometidos.

Por isso, neste artigo, vamos citar os 10 principais erros cometidos em uma entrevista de emprego. Sabendo quais são, não irá cometê-los e saberá bem o que falar.

1 – Vestir-se de uma maneira inadequada

Você não vai querer chegar à sua entrevista de emprego com a roupa errada, não é mesmo? Então, que tal algumas dicas?

Para as mulheres, nada de short, saia curta e decotes. Lembre-se também das unhas. Não devem estar mal feitas, pois passa uma impressão de falta de higiene.

Para ambos os sexos, os cabelos devem estar bem arrumados. Os homens também não devem ficar com unhas sujas. Se você não sabe como se vestir perfeitamente, opte por algo casual. Calça jeans, blusa normal e sapato ou tênis são boas ideias, mas capriche na combinação.

Para os homens, barba feita e cabelo cortado dão uma ótima apresentação. Já se a empresa for mais formal, vista-se mais socialmente.

2 – Falta de preparo

Você deve estudar sobre a empresa e os serviços dela. Para isso, basta entrar no site dela na internet e pesquisar. Se não tiver site, procure saber bastante com as pessoas que a conhecem. Você deve ter conhecimento do que a empresa faz, então jamais vá para a entrevista sem preparo.

3 – Não atenda celulares e não masque chicletes

Atender o celular em uma entrevista de emprego é um grande furo. Então, antes de entrar, desligue-o e guarde-o. Também não fique o aparelho em mãos.

Mastigar bala ou chicletes é muito deselegante. Aliás, qualquer tipo de comida. Veja se é uma boa hora para comer alguma coisa, não é mesmo?

4 – Comunicação pobre

Uma comunicação pobre pode causar má impressão logo de cara. Portanto, saiba como se expressar na entrevista. Algumas dicas também são essenciais: tenha um aperto de mão forte, olhe nos olhos com segurança, não gesticule demais e seja bastante simpático. Esses gestos podem ser muito úteis para cativar o seu entrevistador.

5 – Falar demais, como um tagarela

Você não deve falar desenfreadamente. O entrevistador não quer saber da sua vida toda! Suas respostas devem ser bem objetivas, curtas, e nem um pouco floreadas com frases clichês. Dê o tempo de um minuto para cada resposta e sempre que puder foque sua resposta no cargo que pretende alcançar. Também não tente usar uma fala complicada e seja simples, sem ser pobre em seu vocabulário. E ouça com atenção tudo o que o entrevistador lhe disse.

6 – Falar pouco

Nem muito, nem pouco. Você deve falar a quantidade correta. Responder uma pergunta com uma ou duas palavras também é um enorme erro. Seja preciso, com limites. Responda diretamente e completo, o suficiente apenas.

7 – Informações desnecessárias

Você deve ter em seu currículo somente o que for necessário. Não precisa colocar nele coisas que você fez em sua vida que não farão diferença na vida profissional. Assim como no currículo, quando o entrevistador lhe perguntar sobre suas experiências, não diga as que não farão diferença. Isso o tornará chato e com uma resposta desnecessária.

8 – Falar mal do antigo empregador

Você jamais deve falar mal do seu antigo emprego, por mais que tenha acontecido alguma coisa que lhe deixou com raiva. Diga apenas que não deu certo. Você não precisa entrar em detalhes.

9 – Tenha discrição ao falar da sua vida pessoal

Você não precisa contar tudo sobre a sua família. É desnecessário. Se for convocado para a vaga, depois terá tempo de ser amigo de todos e dividir sua vida pessoal. No momento da entrevista fale apenas o que o empregador lhe perguntar sobre sua vida pessoal. Nada de perder tempo falando sobre os seus hobbies e etc.

10 – Seja honesto

Você não é obrigado a conhecer tudo. Então se não entender algo, fale e pergunte. Não precisa ter vergonha. É muito melhor que responder grandes burradas. Seja honesto e só terá a ganhar na sua entrevista.

Fique de olho nesses 10 principais erros em uma entrevista de emprego e garanta sua vaga!

[RICH_REVIEWS_SNIPPET category="page"]

O que você achou deste artigo? Sua avaliação é muito importante para nós!
Por favor, atribua uma nota:
[RICH_REVIEWS_FORM]

Deixe seu comentário: